A trilha do verde nasceu através do fechamento da reserva da SABESP, onde funcionários tiveram que se embrenhar na mata para demarcar todo território pertencente á empresa. Foi aí que, a princípio, surgiu o “PICADÂO”, nome dado por funcionários e moradores do Morro Grande. A trilha é um circuito dividido em quatro partes, sendo separadas em trechos urbanos, totalizando aproximadamente 100 km de pura emoção e adrenalina! É considerada uma das mais completas pelos amantes do OFF ROAD, por ter todos os tipos de obstáculos e terrenos como, lama, terra, atoleiros, subidas e descidas muito íngremes, onde requer muita habilidade do piloto, seja ele jipeiro, motociclista ou ciclista. O maior volume de praticantes na trilha do Verde é de finais de semana, onde passam por ali amadores e profissionais procurando o aperfeiçoamento do esporte e também uma terapia contra o stress do dia-a-dia.

A trilha do Verde já foi palco de inúmeras provas e etapas de campeonatos ligados ao Jeep Clube do Brasil, Jeep Clube de Cotia, Jeep Clube da Granja Viana, Confederação de Motociclismo e outras, como uma das etapas da Copa Sudeste de Enduro de Jeep. Já passaram pela trilha, nomes famosos do mundo dos esportes como, o norte americano Gene Fireball e o campeão do Paris-Dakar, categoria até 400 cc Juca Bala.
Fatos curiosos também serviram para dar mais emoção na história dessa trilha, como, por exemplo, o nome dado a uma das partes da trilha do Verde, que é o “Buraco do Camel”.Em 1985 a dupla brasileira que participou do famoso Camel Trophy, recebeu o até então desconhecido Land Rover a onde vieram testar o novo Jeep.

A trilha por apresentar atoleiros de alto nível de dificuldade, seria uma ótima opção para aquela ocasião, mas a dupla não imaginava de que se tratava do “bravo” Verde e atolaram mesmo. Quem sabe isso tinha ajudado na vitória da dupla naquele ano em Borne, onde receberam o mais cobiçado prêmio. As margens da trilha você também encontra construções de séculos passados, como o Museu do Padre Inácio, e a estação de trem de Caucaia do Alto ea barragem da Sabesp no Morro Grande e tantas outras maravilhas que a natureza fascinante do local proporciona,