Como comprar um capacete


 1.. Segundo os principais construtores todos os capacetes devem ser substituídos após 5 anos de utilização. 

  2.. O estado dos interiores do capacete é tão importante em termos de segurança como o seu exterior. 

  3.. Compre um capacete homologado e de qualidade. 

  4.. A diferença básica entre os capacetes de policarbonato e os de materiais compostos é que estes últimos são mais resistentes a impactos violentos. 

  5.. Experimente o capacete antes de o comprar. Os tamanhos podem variar entre fabricantes e entre modelos, a dica básica é medir a circunferência da cabeça na altura da testa. (ex: minha cabeça mede 56cm, esse será o número do capacete na hora da compra capacete tamanho 56) 

  6.. Compre um capacete que lhe esteja justo mas que não lhe aperte. O uso irá "alargar" com o tempo o interior do capacete. 

  7.. A higiene é importante no capacete. Com o tempo, pequenos organismos alojam-se no forro pelo que prefira capacetes com forro destacável. Lave-os com frequência. Imagine o que é usar a mesma roupa interior sem a lavar durante um ano. 

  8.. Todos os capacetes das principais marcas têm garantia. Informe-se no agente autorizado. 

  9.. Prefira marcas e modelos que lhe garantam peças e acessórios de substituição. 

  10.. Nem sempre o fator preço é sinônimo de qualidade superior.  

COMO RETIRAR CAPACETE DE UM ACIDENTADO?
** Alertamos que o capacete só deve ser retirado em último caso, pois há riscos de danos irreversíveis à vítima.


Este é o método requer duas pessoas.

                Primeiro retirar a viseira e a presilha do queixo. Uma pessoa deve estar ao lado da cabeça da vítima e a outra deve estar por trás para estabilizar a cabeça e evitar o excesso de movimento.

                A pessoa que está ao lado deve colocar uma mão atrás da cabeça da vítima para apoiar a base do crânio - a nuca- e não o capacete. E coloca a outra mão no queixo (e não no capacete). Essa pessoa deve dar apoio à cabeça, logo deve segurar bem ainda que tentando não machucar. Deve manter os braços rígidos para que, quando a outra pessoa retirar o capacete, a cabeça não caia.

                A pessoa que está atrás da cabeça da vítima, deve puxar lentamente o capacete para trás e para fora da cabeça. Deve ter cuidado com o nariz e com as orelhas da vítima.

                Devem colocar de imediato uma roupa debaixo da cabeça da vítima. Se a pessoa que segura a cabeça largar, a cabeça pode cair alguns 4 cm o que não seria bom. Se possível, uma terceira pessoa deve colocar o volume de roupa assim que o capacete for retirado. A pessoa que está atrás da cabeça deve segurar novamente a cabeça para imobilizar a coluna cervical.

Voltamos a relembrar que o capacete só deve ser retirado em último caso!!!