COMO MONTAR UMA MOTO PARA TRILHA.

A moto de trilha não precisa, necessariamente ser uma especial, com grande
numero de modificacoes mecanicas e esteticas. Entretanto, algumas alterações são
interessantes e mesmo necessárias para que voce sinta-se a vontade para encarar as
trilhas com menor grau de sofrimento possível e o principal, segurança.

1- Escolha da moto.

Quando pensamos em trilhas de moto, logo associamos a um cenário de natureza , terra,
lama em abundância, atoleiros com dificuldades extremas ........ e isto ainda pode piorar!!!!!
Portanto, devemos pensar nas opcoes  disponiveis no mercado, ao alcance de nossos bolsos e que proporcione confiabilidade e prazer na pilotagem.
As motos importadas, de alto desempenho e tecnologia
(e alto custo de aquisição) tem como ponto negativo o custo de manutenção, alem da excasses de peças de reposição.
As motos nacionais perdem em tecnologia, mas em contrapartida possuem ampla gama de peças de reposição, acessórios e custo baixo de manutenção,  tornando-se a opção mais viável para quem esta começando no cenario Off Road ou ainda não tem bala para montar numa especial.

YAMAHA DT 180

Considerada a `Rainha das Trilhas` por sua vocação OffRoad. Moto leve e de fácil manuseio, com pequenas alterações torna-se uma verdadeira guerreira das trilhas, sendo ainda, apesar de sua fabricação ter sido interrompida há anos, a moto mais utilizada nas trilhas por todos os circuitos. Contando com motor 02 tempos refrigerado a ar e
uma potencia declarada de 16 CV, freios dianteiros e traseiros a tambor, é a moto mais barata do mercado a disposição dos treeiros. Tem como ponto fraco o desempenho nos trechos de alta alem do sistema de freio dianteiro a tambor. A DT 180 Z conta com freio dianteiro a disco, o que melhora sensivelmente a eficiência das frenagens.
Como pontos fortes podemos destacar seu baixo custo de manutenção, sua
resistência e durabilidade natural, fatores importantes a considerar numa moto de trilha.
Preço estimado R$ 1000,00 a R$ 2500,00

YAMAHA DT 200 / DT 200 R

Sucessora da DT 180 mas com significativas melhorias mecânicas e estéticas, equipada com motor de 200 cc, refrigerada a água e com uma potência próxima dos 23 CV, conta ainda com um dispositivo elétrico de torque acionado próximo dos 3000 giros, o YPVS. Este equipamento confere a DT 200 uma agilidade e respostas dignas de uma especial, permitindo uma retomada de aceleração forte e consistente em qualquer situacao. Seus pontos fortes são exatamente o desempenho e prazer na tocada.
Tem como maior ponto fraco sua relativa fragilidade
e custos de manutenção. Contando com freios dianteiros
a disco de série, a versao 200 R ainda conta com freios
traseiros a disco, suspensão reforçada a gás
e tanque estilizado. Uma otima opção para trilheiros mais experientes e que querem um pouco mais de potência. Preço estimado R$ 1800,00 a R$ 5000,00, dependendo muito  do estado de conservação da moto.
HONDA XR - 200

Moto da linha Honda com vocação Off Road. Comercializada em larga escala tambem para uso em asfalto, trata-se de uma genuina 04 tempos, com 200 cc, bom torque nas acelerações e 18CV disponiveis . Conta com a ótima suspensao Pro Link e refrigeração a ar. Tem ainda freio dianteiro de série a disco e traseiro a tambor. Excelente opção para quem procura uma moto confiável, de desempenho razoável e facilidade na pilotagem.
Seus pontos fracos são a posição de pilotagem, muito deslocada para frente e desempenho na retomada.
Seus pontos fortes são a durabilidade do conjunto e simplicidade de condução , além do bom torque em baixas rotações, baixo consumo e a facilidade da partida elétrica, qualidades fundamentais nas trilhas travadas e atoleiros. Preço Estimado R$ 2800,00 a R$ 5500,00, dependendo do ano e estado.

HONDA XR 250 - TORNADO

A preferida dos enduristas por sua resistência e desempenho.Contando com motor de 250 cc refrigerado a ar, freio a disco dianteiro de serie, suspensao Pro Link dimensionada, refrigeração a ar e potência de 23 CV, a Tornado tem se destacando no cenario Off road como a melhor opção nacional para quem busca
desempenho, durabilidade e prazer na pilotagem. Seu maior ponto fraco fica por conta do peso do conjunto. Para trilhas travadas e atoleiros ela se mostra um tanto pesada, exigindo um esforço adicional
do condutor. Em compensação para trilhas de alta, ela esbanja desempenho.
O motorzão puxa mesmo em qualquer faixa de giros, mostrando-se então leve e transmitindo confiança ao condutor.
Seu sistema de freios assusta um pouco no inicio devido sua eficiência, e a posição de pilotagem é uma das melhores vistas ate hoje.  Enfim, uma das melhores opções nacionais no cenário Off Road.
Preço estimado R$ 5000,00 a R$10500,00

AGRALE  SXT 27.5

A Agrale, apesar de sua grande tradição no cenário Off Road, deixou seu público na mão com a interrupção de sua linha de fabricação no Brasil há alguns anos atrás. Moto de origem Italiana, diga-se Cagiva nacionalizada, resistente e de ótimo desempenho nas trilhas. Foi campeã de MX nas mãos do  piloto paranaense, Nivanor Bernardes. No entanto é pouco encontrada pelas trilhas de São Paulo. Segundo informações a fábrica, localizada em RS, ainda disponibiliza peças novas para todos modelos. Vale a pena conferir.
AGRALE S/A
Depto de Vendas
Fone - 54 - 238.80.90
Fax - 54 - 238.80.99

SUZUKI DR-Z 400

Agora, se você tem bala e não quer andar atrás de ninguém na trilha, seja ela travada ou de alta, recomendamos montar numa das mais potentes e nervosas 04 tempos disponíveis no mercado. A Suzuki DR-Z400E. Verdadeiro canhão com motor monocilíndrico de 400 cilindradas, potência próxima dos 50 CV e um torque de dar inveja, o ronco do seu motor impressiona na trilha.
Apesar do porte, seu peso a seco está próximo dos 120 kg pois grande parte da moto é feita de materiais leves como Alumínio e Magnésio. Suas suspensões são excelentes, com diversos ajustes e regulagens.
Freios a disco na dianteira e traseira, possibilitam frenagens firmes em qualquer situação, alem de possuir farol dianteiro e uma lanterna traseira estilizada, dando um charme e tornando-a inconfundivel nas trilhas.

KTM

Moto importada de alta qualidade, fabricada na Austria, utilizando
componentes de primeiríssima linha, esta marca vem se destacando nas
competições Off Road de forma significativa. Basta lembrarmos suas recentes vitorias
no Rally Paris-Dakar. Possui suspensoes W.P. com uma infinidade de regulagens e freios italianos Brembo, os mais utilizados em competições pelo mundo afora. Muito leves e resistentes, possuindo modelos 2T e 4T, estas motos costumam ultrapassar facilmente a casa dos 50 cv de potência. Otima opção para quem pode desembolsar uma quantia próxima dos U$12.000,00 .

PREPARAÇÃO BÁSICA

Em primeiro lugar, retire todos equipamentos e acessorios como, piscas, guidao, lanternas,
coroa, farois, painel de instrumentos, retrovisores, pedaleiras do passageiro, punho de luz (punheteira),
pneus e paralamas originais e guarde tudo numa caixa de papelao bem protegida de umidade.

MODIFICACOES E INSTALACOES

Abaixo forneceremos uma lista de modificacoes e instalacoes que voce devera efetuar na
sua moto com uma estimativa de custos.
Estas modificacoes tem como objetivo deixar sua moto adequada e preparada para enfrentar,
com seguranca, as dificuldades e adversidades que as trilhas possam apresentar.

EQUIPAMENTOS

PREÇO
Prolongador de suspensão dianteira e traseira R$ 15,00 o cjto
Pneus fora de estrada (de cravos) R$ 230,00 o par
Number Plate R$ 10,00 a unid.
Farol para trilha R$ 70.00 a unid.
Paralama dianteiro e traseiro para off road R$ 85,00 o par
Guidão reforçado para enduro ou cross R$ 75,00  a unid.
Protetor de guidão de espuma (proteção do peito e queixo) R$ 5,00 a unid.
Protetor de mãos e manete (tipo concha ou envolvente) de R$ 12,00 a R$ 120,00 o par
Protetor de motor (caso sua moto não tenha) R$ 120,00 a unid.
Filtro auxiliar de combustivel entre a torneira e o carburador R$ 8,00 a unid.
Troca do filtro de ar por um de espuma R$ 20,00 a unid
Retirada ou corte da tampa protetora do pinhao sem custo
Desativação do Sistema Autolub nas motos 2T para mistura óleo x gasolina direto no tanque sem custo
Tomar o cuidado de não quebrar o lacre da placa, fixe-a por tras das laterais da moto sem custo
E ainda, como opcional para melhoria do desempenho ou seguranca.
Troca de Pinhão original por um de 13 ou 14 dentes com coroa maior e reforçada.
Relacao 13 x 52 ou 14 x 48 são muito usadas R$ 65,00
Capa de disco de freio dianteiro R$ 35,00
Troca da corrente original por uma reforçada de R$ 30,00 a R$ 85,00 a unid.
Capa de banco anti-derrapante R$ 15,00
Adesivos e pinturas esportivos, para dar um destaque a magrela R$ 115,00
Recomendamos, caso voce não tenha prática ou conhecimento para efetuar as alterações
citadas, que esta preparação seja feita por um profissional ou oficina especializada, garantindo
uma boa qualidade final do serviço e evitando possiveis quebras e futuros problemas
mecânicos indesejáveis  na trilha.