Tipo de Tombos 

(ou Tombos, Rólas, Vacas, Chão, Comprar Terreno, enfim, tudo aquilo que acontece quando você vê o chão chegando muito rápido e sabe que não vai poder fazer nada…)

Malabarista: É aquele quando você dá uma topada com a roda dianteira num toco, pedra, ou qualquer outra coisa grande escondida no mato e é “ejetado” do assento, dando uma pirueta no ar. Você já pode trabalhar no circo de Soleil.

Cavalo Xucro: É quando você está tentando subir aquele morrão (que mais parece uma parede de terra) e sua moto, aquela “marvada”, resolve empinar e te jogar p/ trás (eu sei que ela faz isso sozinha, não foi você que girou demais a manopla direita…). Vc já pode trabalhar num Haras.

Deus me ajude: Esse é quando você está naquele descidão de estrada de terra (que você não conhece) enrolando o cabo, p/ tirar o atraso da trilha, e de repente você vê que aquela curva cheia de pedrisco é muito mais fechada do que vc imaginava…Geralmente a moto sobrevive, mas a Cueca dá PT (Perda Total). Vc já pode ser Padre, só pelas orações que inventou nesse momento.

Supermotard: Geralmente tem alguém na sua cola, louco p/ te passar, vcs entram na curva e vc enrola o cabo o máximo que pode. Pezão no chão p/ “segurar a onda”, dá até p/ virar o guidão ao contrário, igual Supermotard. Mas, eis que a “marvada”, muito rapidamente dá aquela rabeada e escapa por baixo da suas pernas. O pior é agüentar a tiração de sarro do seu amigo que te passou.

PQP: Esse é um dos piores. Qdo. Vc entra naquele descidão que parece até que é negativo e vc começa a se arrepender e perceber que não vai dar p/ segurar a onda…até a roda dianteira trava (a traseira já travou faz tempo) e nada da marvada parar. Aí é duro, pq a Lei da Gravidade está a seu favor. Geralmente a moto pára depois de cair, mas, vc desce o morro rolando.

Pinote: Esse é quando vc vê aquela árvore (por sinal grande) caída na sua frente e vc pensa: “vou empinar e pular”. Gênio, Piloto Pró…rsrsrs…mas, após a dianteira passar, a roda traseira bate no tronco, a marvada dá um pinote e entra em ação novamente o “Assento Ejetor”. Já pode ser piloto da Força Aérea (tem experiência em assento ejetor).

Submarino: Tem coisa pior que isso? Vc atravessando aquele rio que não dá p/ ver o fundo e dá uma topada numa pedra e a marvada mergulha como um Submarino. A manopla parece o Periscópio: é a única parte que fica p/ fora. O duro é “secar” o motor depois. Pode se alistar na Marinha.

Chiqueirinho: Essa é qdo vc entra a milhão naquele mega-atoleiro e mergulha de corpo e alma na lama. Sempre rola aquela conversinha de que é lama medicinal, sei como é que é….Já pode trabalhar na fazenda (c/ os porcos).

“Pneu Vagabundo”: Esse é aquele quando o cara já tentou subir o morro umas 4 vezes (p/ cada uma foi um capote diferente) e começa a pôr a culpa no pneu. Eu não tiro a razão deles: aquele pneu na barriga, resultado da picanha com Cerveja, realmente atrapalha…hehehe…Tem que trabalhar de Garçon (Sabe tudo sobre Picanha e Cerva).

Caiu de Maduro: Já caiu parado? É incrível, mas na rua ou dentro da sua casa, com o motor desligado, vc dá um vacilo bobo e a Lei da Gravidade entra em ação…

Cadê o chão???: É semelhante ao “Tombo Bobo” (vc cai parado), mas é aquele qdo. vc pára ao lado da ribanceira e a moto “pende” p/ lado errado. O sujeito pode ter 2,5 metros de altura que não encontra o chão. O duro é tirar a moto lá baixo depois….

Torcida de Joelho: Isso é horrível. A moto sai de traseira na curva. Pé no chão segurando. Mas, de repente, ela dá aquela rabeada e seu pé fica no chão. Naturalmente, quem “torce” é o Joelho e isso, geralmente, custa um ligamento rompido. Depois de um mês encostado no INSS, sem receber salário, o cara chega a conclusão que aquela Joelheira Articulada não era tão cara assim…

Omelete: Seja num salto mal feito, num desequilíbrio, numa descida, etc: de repente, o tanque vem de encontro àquela parte sensível…(isso dói p/ caraca). Claro que vc já é um cozinheiro nato.

Fazendo graça: esse é aquele que qdo. está cheio de gente, vc quer fazer uma graça do tipo Zerinho ou Empinadinha e toma um chão. O mais legal é a torcida da galera…Claro que tem trabalhar no Circo, mas de Palhaço!!!

Subida Peixe Ensaboado: Vc está encarando aquela subida terrível em dia de chuva, e resolveu que tem que subir. A “marvada” moto perde a tração e pára. Vc continua acelerando. De repente, ela ganha tração e empina de uma vez. O mais bonito é qdo. o cara não solta as manoplas: parece que está domando um cavalo.

Maldição da Patroa: Esse serve p/ qualquer tipo de tombo que aconteça depois daquela discussão onde o sua Namorada, Esposa, Noiva, Companheira (enfim, quem manda na casa) disse p/ vc não ir p/ trilha e vc foi…Vc vai jurar a vida inteira que foi praga dela…É melhor ir trabalhar como Conselheiro Matrimonial…hehehe…

Pessoal, tentei citar aqui, de uma forma divertida, os principais tipos de tombos. Sei que existem muitos outros, mas o importante é não se machucar e para isso, usar sempre os equipamentos de proteção.
Lembrando que no nosso site eles são mais em conta (não podia deixar de fazer minha propaganda).

Um abraço.
Alemão.
www.TRIBOSeTRILHAS.com