XT 225


No mês de Janeiro´97, a Yamaha lançou a XT 225, que agrupa caracteristicas de agilidade na condução, versatilidade no múltiplo uso, desempenho em qualquer condição e simplicidade nas soluções mecânicas e de manutenção.

A parte traseira e o sistema de iluminação da XT 225 recebeu atenção especial da engenharia da Yamaha, que procurou dar ao modelo ao mesmo tempo um design moderno acompanhando o estilo da motocicleta e boa funcionalidade.

A rabeta do modelo está em posição mais alta, onde está a lanterna traseira. O suporte para a placa tem iluminação independente para a lanterna traseira e vem em tamanho reduzido. Já o farol é exclusivo para ela e vem equipado com lâmpada halógena de 55/60 W, o mais potente de sua categoria, e que proporciona excelente iluminação frontal. Os comandos no punho esquerdo acionam o farol, os piscas derecionais, a buzina e o lampejador do farol alto.

A XT-225 possui protetor do cárter feito em alumínio, mais leve e resistente, e tem a curva do escapamento junto ao motor na cor dourada, resultado do tratamento recebido pelo componente, de aço inoxidável, para resistir ao calor e à ferrugem. Mais detalhes: duas alças laterais traseiras, que auxiliam o motociclista em caso de queda no fora-de-estrada, e o acabamento de borracha nas pedaleiras do piloto, que evita que a sola do calçado escorregue.

O motor é 4 tempos de 223 cc. de cilindrada que desenvolve 19 cv. de potência e refrigerado a ar, a XT 225 tem a simplicidade mecânica um dos seus maiores atrativos. Seu comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) com duas válvulas acionadas pelo eixo comando, determina bom desempenho em qualquer situação e garante a simplicidade de funionamento e de manutenção.

O torque bem distribuido em todos os regimes de rotação é outro destaque do motor da XT 225, que está equipado com um carburador MIKUNI de 34mm. de venturi, resultando em respostas rápidas e precisas ao comando do acelerador. As seis velocidades do câmbio da XT 225 estão escalonadas de modo a proporcionar um crescimento uniforme da aceleração. O comando do afogador da XT 225 está localizado no painel, que possui o velocimetro com odômetro total e parcial e um pequeno bloco com as luzes-espia de ponto neutro do câmbio, luz alta do farol e indicadora de pisca direcional.

A partida do motor da XT 225 é elétrica, acionada por botão no punho direito, onde está também o corta-corrente. No motor não há o pedal auxiliar de partida, já que a bateria do modelo é de 12 volts e tem capacidade de 7 A.h. e garante o funcionamento normal de todo o sistema elétrico da motocicleta com larga folga. A partida elétrica da XT 225 possui interruptor de segurança no manete de embreagem. Isto significa que a partida só funciona se o câmbio estiver em ponto-neutro ou com a embreagem acionada no caso de alguma marcha estar engatada.
Ficha Técnica:

Motor: 4 tempos, 1 cilindro, refrigerado à ar, SOHC, 2 válvulas
Cilindrada: 223 cm³
Potência máxima: 18,0 cv a 7.500 r.p.m.
Torque máximo: 1,75 kgf/m a 6.500 r.p.m.
Partida: Elétrica
Tanque de combustível: 10 litros (1,8 litros reserva)
Câmbio: 6 velocidades
Embreagem: Multidisco banhada a Óleo
Chassi: Diamond Frame
Dimensões: 2.070 mm / 820 mm / 1.160 mm
Altura do assento: 855 mm
Distância entreeixos: 1.350 mm
Distância livre do solo: 285 mm
Peso seco: 118 Kg